“Sonho ter um PS4.” – Victor, 10 anos, Meduloblastoma

Categoria: 2018, Sonho Ter

O Victor é um menino de 10 anos que, após ser diagnosticado com Meduloblastoma no final de 2017, saiu do conforto de sua casa, da sua escola e do convívio de amigos na cidade de Goiânia, Goiás, e se mudou para São Paulo. Ele chegou aqui com seu lado direito comprometido já em cadeira de rodas e se alimentando por sonda.

Quando o conhecemos, no final de maio, ele tinha acabado de receber a informação que sua doença estava estabilizada… Perguntamos então qual seria seu sonho e ele não titubeou em dizer que era um PS4 e explicar o porquê, afinal sua vida se resumia ao hospital onde ele passa o dia, faz tratamento, brinca, estuda… Então, o videogame seria sua possibilidade de levar uma vida como qualquer criança de sua idade e poder brincar além das paredes do hospital.

Para realizar esse sonho tínhamos que surpreender o Victor, esse era sua expectativa, ele queria ser surpreendido, queria chegar em casa e ter aquele velho grito de SUPRESA e a magia acontecer. Pedido feito, pedido atendido…

Enquanto estávamos preparando o sonho, recebemos a informação que a doença não só havia voltado como havia se espalhado para outras parte do corpo (coluna e bacia). Mas guerreiro que é guerreiro nunca foge à luta e lá estava o Victor de volta à batalha, os tratamentos foram intensificados e ele precisou ficar internado durante algum tempo. Enquanto isso as 4 fadas continuavam trabalhando para que a magia acontecesse como o Victor queria!

Depois de algumas semanas ele finalmente saiu do hospital e o grande dia chegou, um lindo domingo de inverno. Combinamos com a Anne, sua mãe, de tirá-lo de casa logo cedo e assim foi feito. Às 09h30 da manhã lá foram eles para o hospital trocar cards do Pokémon enquanto as fadas e outros apoiadores entravam em ação.

Fizemos um arco de bexigas na entrada do prédio, decoramos a sala com balões e uma faixa onde lia-se SUPRESA, faixa essa igualzinha ao desenho que ele havia feito, colocamos os presentes dentro de um baú de tesouro e ficamos lá, escondidinhos, só esperando… Demos o ok para a Anne voltar às 12h.

Às 12h ela e o Victor saíram do hospital e, ainda na porta, deram de cara com uma criança que, sem falar nada, entregou um balão onde lia-se SONHAR. O Victor pega o balão e sem entender muito bem o que está acontecendo começou a caminhar junto com sua mãe em direção ao apartamento onde moram; no quarteirão seguinte ele recebeu outro balão onde estava escrito ACREDITAR. Caminhou mais um pouco e recebeu o terceiro e último balão escrito CONSEGUIR! Ele olhou para a mãe, ela o instigou a pensar o que poderia significar aqueles balões e quando chegaram na porta do prédio se deparam com um lindo arco de balões azuis e amarelo, sua cor favorita!! O Victor olhou meio incrédulo e falou “mamãe é igualzinho ao meu sonho!! Será que é hoje?!” Subiram pelo elevador, tocaram a campainha e ao entrarem na sala foram surpreendidos pelo tão sonhado: SURPRESA!!

Surpresa para as fadas, surpresa para o Victor! Ele abriu o baú e encontrou seu tesouro, o seu PS4 e seus jogos favoritos. Pura alegria!! Nos abraçamos e sentimos um garoto trêmulo que bravamente segurava as lágrimas mas não conseguia segurar as batidas aceleradas do seu coraçãozinho tão pequeno, mas já tão forte!

Terminamos nosso domingo com a sensação de MISSÃO CUMPRIDA! E iniciamos a segunda-feira recebendo a seguinte mensagem da Anne contando sobre um diálogo com o Victor na noite anterior: Mamãe, que dia é hoje? Dia 29 de junho. Ele olha pra ela e diz: Mamãe hoje é o dia mais feliz da minha vida!!!

Colaboração: Adriana Cortez, Emeraldo Cossolini, Livia Honorio Romagnole da MW Eventos.

Voluntários: Chris Borges de Macedo e Souza, Isamar Borges Pereira, Marcelle Zirondi, Mayra C Matsumoto, Ricardo Macedo de Souza, Vanessa Paula dos Santos.